Ouro Preto: Deslizamento de terra destrói casarão histórico

Casarão Solar Baeta Neves foi desmorado por terra em Ouro Preto. O prédio era de um dos mais antigos tendo sido construído no ano de 1890.

Por: Fernando Batista

deslizamento ouro preto

Nesta manhã de quinta-feira (13), dois imóveis históricos foram atingidos por um deslizamento de terra em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. O incidente aconteceu no Morro da Força, no centro histórico do município, ruas Diogo de Vasconcelos e Pacífico Homem com a Praça Cesário Alvim.

Segundo o corpo de bombeiros, o desabamento aconteceu por volta das 09h10, e a área foi interditada após uma denuncia de um cidadão ao relatar que estava havendo deslocamento de terra em torno do local.

“Recebi uma ligação por volta das 8h30 de um fiscal de nossas linhas de ônibus e deslocamos uma viatura para lá, avisando à Defesa Civil. Resolvemos isolar a área e antes dos profissionais da Defesa Civil chegar, não deu nem 15 minutos, tudo veio abaixo”, afirma o guarda municipal Dickson Reitmeyer Fernandes.

De acordo com a secretaria municipal de cultura e turismo, o casarão destruído, foi erguido no século XIX, por uma tradicional família Baeta Neves às margens do Córrego Funil, próximo à Estação Ferroviária. A casa, tinha pisos em marchetaria e o teto em madeira foi feito totalmente a mão.

Veja como era o interior do casarão antes do desmoronamento

Interior do Solar Baeta Neves

Piso do casarão Solar Baeta Neves

Interior do casarão Baeta Neves

Brasil Desabamento

» Últimas Notícias