Rodrigo Pacheco
Pré-Candidatura

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco do DEM é um possível candidato à presidência do Brasil nas Eleições 2022

Por: Amanda Melo

Nascido em Porto Velho (3 de novembro de 1976) Rodrigo Otavio Soares Pacheco é um advogado e político brasileiro filiado ao Democratas. Senador por Minas Gerais, é o atual Presidente do Senado Federal do Brasil e do Congresso Nacional do Brasil.

Pacheco iniciou sua vida política nas eleições de 2014, sendo eleito deputado federal para a 55.ª legislatura (2015-2019), pelo PMDB, com 92.743 dos votos. Em seu primeiro mandato, ou a coordenar a bancada do PMDB, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde se tornou primeiro vice-presidente e depois presidente.

Em 2016, disputou a Prefeitura de Belo Horizonte, ficando em terceiro lugar com 10% dos votos, dando apoio à candidatura de João Leite (PSDB) no segundo turno.

Nas eleições de 2018, tentou se lançar como pré-candidato à Governador de Minas Gerais, mas enfrentando resistência de alas do MDB que preferiam outro nome ou apoiar a reeleição de Fernando Pimentel, acabou deixando o partido rumo ao Democratas.

Já no novo partido abriu mão da disputa pelo governo para apoiar a candidatura de Antonio Anastasia do PSDB. Assim, Pacheco se candidatou ao cargo de Senador da República por Minas Gerais, sendo eleito na primeira colocação, com 3.616.864 votos, que corresponderam a 20,49% dos votos válidos.

Em 2021, foi indicado pelo seu partido para disputar a Presidência do Senado. Foi eleito com 57 votos, derrotando Simone Tebet do MDB-MS.

» Pesquisas Eleitorais


» Guia das Eleições