IPEC aponta empate entre Castro e Freixo na disputa pelo governo do RJ (Jul/2022)

Eleições 2022 - Confira os cenários com e sem Crivella e rejeição dos cariocas em relação a Anthony Garotinho, que por sua vez, desistiu da candidatura.

Por: Amanda Melo

Pesquisa Eleitoral
Pesquisa Eleitoral para o governo do Rio de janeiro

A Pesquisa eleitoral para governador no Rio de Janeiro, realizada pela IPEC (ex-Ibop) e divulgada na quarta-feira (29), aponta que o atual governador Cláudio Castro (PL), e Marcelo Freixo (PSB), seguem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos

No primeiro cenário para o primeiro turno, o instituto não incluiu o nome de Marcelo Crivella. O levantamento aponta Castro com 20% das intenções de votos, e Freixo, com 14%. Na sequência, aparecem  Anthony Garotinho (União Brasil) com 9%, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 6%; o ex-deputado federal Cyro Garcia (PSTU), com 4%, Emir Laranjeira (PMB) com 2% e Milton Temer (PSol) e Paulo Ganime  (Novo) com 1% cada. Os que pretendem votar nulo ou em branco somam 26%. Os indecisos representam 11%.

Anthony Garotinho (União Brasil) não irá mais concorrer ao governo estadual nas próximas eleições. A decisão, tomada pelas lideranças do União Brasil, foi anunciada pela assessoria de imprensa de Anthony, no mesmo dia em que o então pré-candidato sofreu um revés no Supremo Tribunal Federal (STF). Em virtude do anúncio ter sido feito após o término da pesquisa do IPEC, o nome do candidato aparece na lista.

Em um segundo cenário para primeiro turno, incluindo Crivella, Castro e Freixo diminui 1 ponto percentual casa, ficando com respectivamente 19% e 13% e Crivella alcança 10% das intenções de voto, empatando técnicamente com Freixo. Em seguida, Garotinho aparece com 6%, Rodrigo Neves com 5%, Cyro com 4%, Eduardo Serra com 3%, Laranjeira com 2%, Milton e Paulo com 1% cada. Uma parcela de 26% optaram por voto branco ou nulo e 11% não sabe ou não respondeu.

O Ipec também apontou Anthony Garotinho como o mais rejeitado entre os cariocas, ficando com 48% de rejeição. Em segundo lugar aparece Crivella com 39%, Freixo com 26%, Cyro com 17%,  Milton com 16%. Castro com 15%, Laranjeira com 14%, Serra  e Rodrigo com 13% e Paulo Ganime com 10%.

2º Turno

O instituto também levantou um cenário de 2º turno, onde mostra Castro com 34% empatado tecnicamente com Freixo, que alcançou 33%. Os que optaram por voto branco ou nulo somam 24% e os que não sabem ou não souberam responder totalizam 9%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo IPEC e encomendada pela Rio Indústria, Associação de Indústrias do RJ. Os dados foram coletados de 1008 eleitores entre os dias 16 e 19 de julho. Os resultados mencionados equivalem a um levantamento realizado de forma estimulada (quando são mencionados os nomes dos candidatos aos entrevistados). Segundo o instituto, a pesquisa tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, um nível de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número RJ-08610/2022.

Pesquisa eleitoral para governador – Rio de Janeiro nas eleições 2022.

Cenário 1 – Pesquisa estimulada de Intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro no 1º turno – Sem Crivella

Cláudio Castro (PSC)20%
Marcelo Freixo (PSB)14%
Anthony Garotinho (União Brasil)9%
Rodrigo Neves (PDT)6%
Cyro Garcia (PSTU)4%
Emir Larangeira (PMB)2%
Milton Temer (PSOL)1%
Paulo Ganime (Novo)1%
Branco/ Nulo29%
Não sabe/ Não respondeu10%

Cenário 2 – Pesquisa estimulada de Intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro no 1º turno – Com Crivella

Cláudio Castro (PSC)19%
Marcelo Freixo (PSB)13%
Marcelo Crivella (Republicanos)10%
Anthony Garotinho (União Brasil)6%
Rodrigo Neves (PDT)5%
Cyro Garcia (PSTU)4%
Eduardo Serra (PCB)3%
Emir Larangeira (PMB)2%
Milton Temer (PSOL)1%
Paulo Ganime (Novo)1%
Branco/ Nulo26%
Não sabe/ Não respondeu11%

Pesquisa estimulada de rejeição para o governo do Rio de Janeiro

Anthony Garotinho (União Brasil)48%
Marcelo Crivella (Republicanos)39%
Marcelo Freixo (PSB)26%
Cyro Garcia (PSTU)17%
Milton Temer (PSOL)16%
Cláudio Castro (PSC)15%
Emir Larangeira (PMB)14%
Eduardo Serra (PCB)13%
Rodrigo Neves (PDT)13%
Paulo Ganime (Novo)10%

Pesquisa estimulada de Intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro no 2º turno

Cláudio Castro (PSC)34%
Marcelo Freixo (PSB)33%
Branco/ Nulo24%
Não sabe/ Não respondeu9%

Metodologia: a pesquisa eleitoral para o cargo de governador foi realizada por IPEC e publicada quinta-feira, 21 de julho de 2022. Foram entrevistadas 1008 pessoas, entre sábado, 16/julho e terça-feira, 19/julho. O índice de confiança é de 95%, a margem de erro é de 3%, Essa pesquisa foi encomendada por Rio Indústria, Associação de Indústrias do RJ, e está registrada no TSE sob o número RJ-08610/2022.

Eleições Pesquisas Eleitorais

» Últimas Notícias