Fake News, entenda seu impacto negativo na democracia
A informação falsa é um desserviço para a sociedade, entenda quais os impactos gerados das fakenews para a democracia.
Por: Marques Junior

A internet e as ferramentas de redes sociais, contribuem para levar as informações sérias de maneira mais fácil e rápida à todos, mas também, acabam contribuindo para o agravamento da desinformação por meio de notícias falsas.
Não é só o Brasil que sofre com o problema da desinformação, a fake news é transversal e está impactando o mundo inteiro, em democracias já bem estabelecidas.
Para se ter uma noção do quanto a fake news atrapalha a democracia, uma pesquisa feita em 2018 pelo instituto IPSOS, mostra que 62% dos brasileiros itiram ter acreditado em uma notícia e depois descobriram que esta era falsa. É importante salientar que notícias falsas podem destruir histórias de vidas, carreiras, amizades, famílias e reputações.
Este impacto negativo das notícias falsas existe e é pernicioso, afeta a capacidade das pessoas de fazer um voto consciente e embasado na realidade. Se o voto é baseado nas informações fraudulentas, logo, o resultado das eleições é impactado de forma negativa, afetando a democracia como um todo.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que o avanço das mídias sociais permitiu o aparecimento de novos criminosos. Segundo o ministro, surgiram milícias digitais, terroristas verbais e traficantes de notícias falsas que disseminam teorias conspiratórias, ódio e mentiras. As declarações foram feitas em artigo publicado na revista internacional de direito constitucional.
Com o intuito de minimizar este impacto negativo provocado pelas fake news, O TSE criou uma resolução que trata-se do combate às notícias falsas disseminadas via internet. Atualmente, os candidatos são obrigados a checar as informações antes de divulgá-las.
Multa para quem propagar Fakenews
Fica registrado pelo TSE, que quem divulgar informações falsas, será ível de punição, tais como:
- Pagamento de multa
- Prisão de 2 meses a 1 ano.
- concessão de direito de resposta
Para quem decretar calúnia, as punições abaixo também serão aplicadas:
- Pagamento de multa
Prisão de 6 meses à 2 anos
O TSE também incluiu nas regras, um dispositivo que proíbe que mensagens em massa sejam divulgadas em redes sociais.
“…O registro será cassado, e as pessoas que assim fizerem irão para cadeia por atentar contra as eleições e a democracia no brasil” Afirmou o ministro Alexandre de Morais.
O Tribunal Superior Eleitoral segue trabalhando para que o impacto das desinformações nas eleições se torne cada vez menor.
Política STF