Governo do MT lança campanha "Maio Amarelo"

Governo de MT lança o movimento "Maio Amarelo - Juntos Salvamos Vidas" e faz um alerta para a responsabilidade e o papel do cidadão no trânsito. Veja:

Por: Cris Santana

Campanha "Maio Amarelo  - Juntos Salvamos Vidas" Foto por: Frank Sumiyoshi
Campanha "Maio Amarelo - Juntos Salvamos Vidas" Foto por: Frank Sumiyoshi.

O governo de Mato Grosso faz um alerta sobre a responsabilidade e o papel do cidadão no trânsito ao lançar a campanha “Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas” nesta terça-feira (03). Durante todo o mês de maio, às Operações Lei Seca, bem como a realização de palestras, pedais e encontros entre as forças de segurança serão mais intensas.

A ação tem como intuito chamar a atenção para os altos índices de mortes ocasionadas no trânsito. Prevista no calendário anual da Câmara Temática de Trânsito do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o movimento conta com programação durante todo o mês de maio.

Alexandre Bustamante, secretário de Estado de Segurança Pública, destacou que o governo estadual traz a ideia de conscientizar os cidadãos sobre os riscos da falta de prudência no trânsito, tais como a direção após a ingestão de bebidas alcoólicas.

“Bebida e direção não combinam. Em 2021, por exemplo, foram 900 prisões de motoristas por embriaguez durante a Operação Lei Seca”, complementou.

O “Maio Amarelo” traz atividades educativas realizadas em parceria com órgãos como Detran, Polícia Judiciária Civil (Delegacia de Trânsito), Polícia Militar (Batalhão de Trânsito) e instituições municipais de fiscalização de trânsito, a exemplo da Semob em Cuiabá e da Guarda Municipal de Várzea Grande.

A campanha tem o objetivo sobre a responsabilidade e o papel de cada cidadão no trânsito

Ressaltando a conscientização, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do A), na Capital Cuiabá,  motoristas e pedestres podem se deparar, próximo ao viaduto da Avenida Miguel Sutil, um carro estacionado no canteiro, danificado, simulando uma ocorrência de acidente de trânsito.

Simulação de acidente de trânsito na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do A).

Segundo Gresiella Almeida, gerente de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Serão realizadas blitz de orientação, ciclo de palestras, eios ciclísticos, motorista da rodada e diversas reuniões com representantes das Segurança Pública e Poder Público em todo o mês de maio, com a finalidade de obter estratégias para redução de ocorrências no trânsito.

“Vamos realizar diversas ações de forma integrada com demais instituições de Segurança Pública e parceiros, buscando essa reflexão sobre as atitudes mais seguras no trânsito. A adesão das cidades do interior é de grande importância, pois vamos conseguir somar mais forças em prol da vida”, afirmou.

Conforme a coordenadora do GGI, major PM Monalisa Toledo, no ano de 2021 foram feitas 100 edições da Operação Lei Seca. Este ano já foram realizadas 65 ações na capital e interior do Estado, o que torna Mato Grosso um estado de referência nacional.

“O Estado é referência em nível nacional pela integração entre às instituições nesse enfrentamento a violência no trânsito. Nós contamos com a participação de todas as instituições da Segurança Pública, Ministério Público e as unidades municipais de fiscalização no trânsito”, destacou.

Mortes no Trânsito

Em 2021, no estado do Mato Grosso, 124 pessoas morreram em acidentes de trânsito no primeiro trimestre do ano. Em 2022 foram somadas 112 mortes. Em relação aos índices de acidentes que causaram lesões corporais, as estatísticas registram 2.326 e 1.646, no primeiro trimestre de 2021 e 2022.

O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, tenente-coronel Adão César Rodrigues da Silva, destacou que os acidentes são causados, na maioria das vezes, devido a imprudência dos motoristas. “Infelizmente essa é a principal causa: falta de respeito às regras de trânsito, pois muitos condutores excedem o limite de velocidade, e tentam fazer ultraagem e conversão em locais proibidos. Então, são conjuntos de fatores que, consequentemente, vitimam muitos inocentes”, afirmou.

O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz, destacou uma das imprudências mais corriqueiras, o uso de celulares durante a direção. Ele salientou que pesquisas mostram que os perigos de utilizar o celular enquanto dirige se equivale a uma pessoa estar embriagada, pois o condutor perde a atenção e concentração.

“O recado que damos aos condutores é que respeite sempre a sinalização no trânsito, não dirija se tiver consumido bebida alcóolica, não use o aparelho celular ou outro equipamento eletrônico e use sempre o cinto de segurança. São ações simples, mas que salvam vidas”, destacou.

Política

» Últimas Notícias