Horário de votação unificado: Hora dos resultados da votação nas eleições 2022
Saiba qual será o horário dos resultados das eleições federais 2022.
Por: Fernando Batista

Quem nunca ficou até as 19:00 na frente da televisão, para esperar o resultado da votação da presidência da república? Isso acontece porque os votos não podiam ser divulgados até que as sessões do Acre fossem divulgadas, devido a diferença de fuso horário.
Apesar de ter uma explicação para a diferença de horários, muitos comentavam que essa demora era porque os dados da totalização estavam sendo fraudados.
Sendo assim, a partir das eleições de 2022, o tribunal superior eleitoral resolveu definir uma nova regra e padronizar o horário de votação em todo o Brasil, onde todos os estados seguirão o horário de Brasília, que é o horário oficial do país.
“No registro histórico que tivemos nas eleições de 2014, a diferença no horário de encerramento da votação em quase todo o país e no estado do Acre, produziram interpretações, teorias conspiratórias e problemas que nós gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro” afirmou o presidente do TSE, a fim de explicar o intuito do horário unificado.
Horários das votações presidenciais 2022 em cada estado
A votação será realizada das 08:00 às 17:00 horas (horário oficial de Brasília) em todos os estados brasileiros.
- Mato Grosso do Sul, Amazonas, Roraima e Mato Grosso, onde o fuso horário é de uma hora a menos em relação ao fuso horário oficial de Brasília, a votação será das 07:00 às 16:00 horas.
- Acre, a votação começará às 06:00 e terminará às 15:00 horas, pois o fuso horário é de duas horas a menos que o fuso oficial.
- Fernando de Noronha, que está uma hora adiantado, a votação começará das 09:00 às 18:00 horário.
Sendo assim, não será mais necessário aguardar o resultado das urnas de determinados estados para saber quais são os eleitos.
O presidente do Tribunal, Luís Roberto Barroso, informou que as medidas foram tomadas para que as eleições possam acontecer com tranquilidade e não ocorram dúvidas na transparência dos resultados.
Política